FONE: 61 3012-7500

Rua B - Quadra 06, lotes 01 e 02 – Parque Rio Branco – Valparaiso de Goiás
72.870-000, Valparaíso de Goiás, Go

História

CLIQUE PARA AMPLIAR

Há registros de que a história de Valparaíso de Goiás remonta a 1959, com a implantação do primeiro loteamento, denominado Parque São Bernardo, surgido em decorrência da construção de Brasília. Hoje, São Bernardo é um dos bairros da cidade.

Na ocasião, a região recebeu grande número de migrantes. O nome da cidade seria uma homenagem a um desses migrantes, um engenheiro civil, natural de Valparaiso, no Chile, que veio para o Brasil e foi o responsável pelo primeiro projeto habitacional da cidade.

A história do município começou em 19 de abril de 1979, quando o prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues, inaugurou o pequeno Núcleo Habitacional Valparaíso I. Em solenidade oficial, foi empossado na ocasião o primeiro administrador regional da localidade, Clóvis José Rizzo Esselin de Oliveira Almeida.

Na época, o mais novo Núcleo Habitacional de Luziânia contava com apenas 864 casas, uma escola estadual e o prédio da administração regional. O Núcleo Residencial, construído pela Encol, começou com muitos problemas: não havia comércio, a falta de água era frequente e só havia transporte coletivo na BR-040.

No dia 2 de maio de 1980, por meio do Decreto-Lei nº 972, ficou instituído e oficializado o dia 19 de abril para comemorar o aniversário da fundação do Núcleo Habitacional Valparaíso, que já contava então com um posto telefônico, uma agência de Correios e Telégrafos, um escritório de contabilidade e onze lojas comerciais. Na área educacional, a cidade contava com uma escola estadual, que atendia aos alunos do então chamado primeiro grau (hoje ensino fundamental), e duas escolas particulares, que já se encontram extintas.

O núcleo habitacional foi desmembrado do município de Luziânia e elevado à categoria de município, com a denominação de Valparaíso de Goiás, pela lei estadual nº 12.667, de 18.07.1995. A instalação do distrito sede de Valparaíso de Goiás se deu em 01.01.1997. 

Hoje, Valparaíso é uma cidade peculiar: situada em Goiás, tem uma população permeada pela migração, de mente cosmopolita, dada a estreiteza da relação com a Capital Federal. 

A cidade adolescente ainda busca sua identidade, que vai sendo construída por uma gente plural, trabalhadora e corajosa. Uma gente que não teme os desafios próprios de um lugar com características que, a um só tempo, o distinguem e o assemelham, em meio a tantos outros, no cenário goiano e nacional.

 Fontes: IBGE – Confederação Nacional de Municípios – City Brasil

 

 

                                                                                                                                                                          

Nucleo Desenvolvimento