Na noite desta terça-feira, 08 de abril, a Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás realizou a sua 1ª Audiência Pública da nova legislatura, com o objetivo de discutir e planejar as festividades juninas do município. A audiência foi uma iniciativa do vereador Ricardo Viana, que liderou o evento com o apoio dos parlamentares e da comunidade local.
Estiveram presentes alguns dos parlamentares da Casa, como os vereadores Jabá do Povo e Guilherme Gordão, que contribuíram para o enriquecimento do debate. Também participaram o prefeito Marcus Vinícius, o secretário de Desenvolvimento Econômico e vereador licenciado, Dênis Bento, o secretário de Cultura Afrânio Pimentel, o presidente do Conselho de Cultura, Everson Carvalho (Shark), e representantes de grupos de quadrilha do município. A audiência teve como objetivo ouvir a população e promover uma discussão sobre a importância das festividades para a cultura local e a economia do município, além de buscar alternativas para o fomento e apoio do governo.
O evento destacou a relevância das festividades juninas para a cultura e a economia de Valparaíso de Goiás, com ênfase na necessidade de abertura de espaços e apoio para a realização dessas celebrações. As festas de São João são uma tradição que movimenta não só a cultura, mas também o turismo e o comércio local, sendo um importante pilar de geração de emprego e renda.
O vereador Ricardo Viana, durante a sua fala, trouxe exemplos de grandes festas de São João, como as de Caruaru e Campina Grande, citando dados e estudos que mostram os impactos positivos que as festividades têm nos diversos setores dessas cidades. “A gente tem que começar a ver a potencialidade com relação à festividade do São João. Hoje, estamos dando o pontapé inicial para colocar Valparaíso de Goiás, com o auxílio do legislativo e executivo, dentro das discussões de políticas públicas de São João, de incentivo e fortalecimento dos grupos de quadrilha“, afirmou o parlamentar, que também atuou como mediador da audiência.
O prefeito Marcus Vinícius se comprometeu com o futuro das festividades no município. “Para que possamos executar ações no poder público, é preciso planejamento, organização, determinação, bom senso e pessoas comprometidas com o processo. Pode não ser neste ano, mas durante o nosso mandato, o movimento junino será reconhecido em nosso estado como o maior da nossa região. E, claro, isso precisa de recursos, mas mais do que o investimento financeiro, precisamos de unidade nesse primeiro ano. Só vamos conseguir avançar com a unidade de todos“, declarou o prefeito.
Alguns dos pontos abordados na discussão:
- Transporte próprio para locomoção e atendimento dos movimentos culturais da cidade;
- Melhor investimento dos recursos destinados à cultura;
- Unidade entre os grupos quadrilheiros visando o crescimento do movimento como um todo;
- Realização de um grande evento de São João, semelhante ao ‘Rodeio Show’, que acontece todos os anos durante o aniversário da cidade;
- Criação de uma comissão técnica na Secretaria de Cultura para dar suporte as quadrilhas nos que diz respeito a captação de recursos de editais federais e de outras entidades;
- Regulamentação do Fundo Municipal de Cultura;
- Possibilidade de criação do ‘Bolsa Artista’;
- Mais abertura em relação aos espaços nas escolas utilizados para ensaio das quadrilhas;
- Implementação de fomento como subvenção para as quadrilhas iniciarem seus trabalhos nos primeiros meses do ano;
Clique AQUI e assista a sessão na íntegra!
Clique AQUI e confira as fotos.
Câmara de Valparaíso de Goiás, Transparência, Trabalho e Desenvolvimento.
Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás
Texto: Victória Rocha