As famílias atípicas estão sendo cada vez mais acolhidas e representadas pela Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás. Na manhã desta quarta-feira, 07 de maio, entrou em votação o Projeto de Lei nº 13/2025, de autoria dos vereadores Guilherme Gordão e Tio Lucas. A proposta trata da aplicação da triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de 16 a 36 meses nas unidades de saúde e creches municipais da cidade.
Entre os principais pontos do projeto estão: a utilização do questionário M-CHAT, recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, como ferramenta de rastreamento; a capacitação de profissionais da saúde e educação para aplicá-lo; e a integração das secretarias municipais para garantir atendimento completo às crianças identificadas. A iniciativa também prevê que, em caso de necessidade, a criança seja encaminhada para acompanhamento especializado, com consentimento dos pais ou responsáveis.
O projeto, que representa um importante passo na valorização da saúde infantil e no apoio às famílias atípicas, ainda aguarda a segunda votação para ser aprovado definitivamente. A expectativa é que, com a aprovação, Valparaíso avance no cuidado precoce com o autismo, promovendo mais inclusão, dignidade e desenvolvimento para suas crianças.
Projetos de Lei e requerimentos
PL nº 44/2025, de autoria do vereador Ricardo Viana, que reconhece a Academia Valparaisense de Letras – AVL como Patrimônio Imaterial Educacional e Cultural do Município de Valparaíso de Goiás.
Requerimento 14/2025, apresentado pelo presidente Walison Lacerda, que solicita uma Sessão Especial em Homenagem ao Dia Mundial da Enfermagem e do Dia dos Enfermeiros, a ser realizada no dia 20 de maio.
Requerimento 18/2025, de autoria dos vereadores Tio Lucas e Juninho do Futebol, que solicita avaliação e laudo técnico da Av. Marginal, que fica situada próxima à erosão voçoroca, às margens da BR 040.
Indicações
Vereador Jabá do Povo
- Serviços de limpeza e roçagem no Ginásio Poliesportivo, localizado no Jardim Oriente.
Vereador Ricardo Viana
- Regulamentação e implementação do Fundo Municipal de Cultura (FMC), visando à estruturação financeira do Sistema Municipal de Cultura de Valparaíso de Goiás;
- Solicitação de políticas primárias de ordenamento e manejo do lixo nas áreas de maior fluxo populacional e comercial do município.
Vereador Guilherme Gordão
- Requerimento de gratuidade no transporte coletivo municipal, destinada aos acompanhantes de pessoas atípicas;
- Serviços de capina, roçagem e limpeza no CAIS, avenida 15 de junho, Escola Monteiro Lobato e em todo o bairro do Valparaíso II;
- Implantação de abafadores nos coletivos do município.
Vereador Ildemar da Vila
- Serviço de recuperação e tapa buracos nas ruas das quadras 131, 133 e 145, na primeira Etapa do Céu Azul.
Vereador Zequinha
- Revitalização asfáltica, roçagem, limpeza urbana e manutenção da iluminação pública nas ruas São paulo, Xavantes e Rio de Janeiro do bairro Anhanguera A;
- Troca de lâmpadas queimadas na Avenida Tancredo Neves, chácaras Lourdes Meireles.
- Serviços de roçagem, limpeza, retirada de entulho e troca de lâmpadas queimadas nos bairros Parque São Bernardo e Cruzeiro do Sul.
- Vistoria no condomínio Terrace VII, devido a destinação de esgoto à quadra 28, Parque São Bernardo.
Vereador Tio Lucas
- Esclarecimentos sobre o não funcionamento dos aparelhos de raio-x do Centro de Atendimento Integrado à Saúde – CAIS e do Hospital Municipal do Céu Azul.
Clique AQUI e assista a sessão na íntegra!
Clique AQUI e confira as fotos.
Câmara de Valparaíso de Goiás, Transparência, Trabalho e Desenvolvimento.
Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás
Texto: Victória Rocha
Fotos: Cleben Lopes