POSTADO EM 23 mar 2023 · Notícias

Audiência debate mobilidade urbana na Região Metropolitana do Entorno do DF

Nesta quinta-feira, 23 de março, a Câmara de Valparaíso de Goiás promoveu audiência pública para debater um tema complexo e de bastante repercussão na Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, a implantação do transporte público semiurbano, bem como, a necessidade de integração e cooperação interfederativa entre os municípios, o GDF, o Estado de Goiás e União, para viabilidade de equipamentos e estruturas que facilitem a fluidez no trânsito, num amplo contexto de mobilidade urbana.

A audiência foi uma iniciativa do vereador Placido Cunha e contou com o apoio dos demais parlamentares. “Que a gente aproveite esse momento em que foi criada a Região Metropolitana, no início de um governo federal que coloca em pauta um assunto que assola a nossa cidade, região, o Estado de Goiás e o pais, que é o transporte público e a mobilidade urbana. Já estamos cansados de ouvir esse debate essa retórica ao longo dos anos e solução prática, nada. Nossa população hoje não aguenta mais com essa tarifa alta, ônibus sucateado, tráfego engarrafado, não tem abrigo nas paradas de ônibus. Hoje com as autoridades presentes vamos chegar com esse assunto onde de fato tem solução, que é nos Governos do Distrito Federal, do Estado de Goiás e Federal. Não dá mais para adiar esse debate, nós só vamos parar quando tiver uma solução em definitivo”, pontuou.

Por ser um tema de extrema relevância, a ação reuniu as principais autoridades políticas da região, assim como representantes dos órgãos responsáveis: os deputados federais Lêda Borges e Rubens Otoni, a Secretária do Entorno Maria Carolina Fleury, o prefeito de Valparaíso de Goiás e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB) Pábio Mossoró, o deputado Estadual Cristiano Galindo, o prefeito de Cidade Ocidental Fábio Correa, o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, o presidente da Câmara de Valparaíso Flávio Lopes, o presidente da Câmara de Novo Gama Paulo Jordão, autoridades municipais e das demais cidades do Entorno.

O prefeito de Valparaíso de Goiás e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), Pábio Mossoró destacou que, através da audiência, existe uma oportunidade maior de fazer todos os encaminhamentos necessários. “Eu estou prefeito de Valparaíso, moro aqui há 40 anos, e há 40 anos praticamente ouvindo sobre transporte, e nunca houve uma solução definitiva. Agora chegou o momento, sem vaidade política, sem questões partidárias. Chegou o momento da cidade amadurecer politicamente”, evidenciou.

Maria Carolina Fleury Secretaria do Entorno ressaltou a importância dos órgãos caminharem juntos para  buscar soluções definitivas a problemas de mobilidade urbana, entre outros. “A AMAB, a Secretaria do Entorno e a Frente Parlamentar, juntas, têm mais musculatura e os prefeitos têm o papel de fazer a ponte. A Secretaria hoje está debruçada na questão técnica de como avançar no estudo técnico está sendo feito para tão logo a gente possa viabilizar o consórcio, e na sequência, cobrar qualidade, cobrar mais linhas, fazer a questão da infra, estender o BRT e tantas outras necessidades do transporte”.

Kaliel, estudante do Instituto Federal de Goiás e diretor regional da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico, usou o espaço de debate público para fazer ressalvas importantes dos estudantes. “A gente pensou em BRT, pensou em muitas questões, mas o principal aqui não foi citado. Os alunos do IFG estão sendo atropelados naquela BR. Até quando vai precisar mais um estudante ser atropelado para construir uma parada, para colocar uma linha de ônibus descente, a questão do passe livre estudantil integrado ao Distrito Federal que é de fundamental importância?”, indagou.

Outros  populares tiveram também a oportunidade de debater e relatar suas impressões sobre o tema.

A deputada Federal Lêda Borges, evidenciou o trabalho da bancada Goiânia junto ao Governo Federal para um olhar mais atendo às demandas da região. “Estamos juntos na trincheira política, na Câmara Federal, trazendo a mensagem da bancada de que nós estamos unidos em prol das soluções da Região Metropolitana. Unidos discutindo junto ao governo federal e bancada recursos para destinar para a nossa tão amada região”.

Já o deputado Federal Rubens Otoni saudou a importância do momento. “Precisamos reconhecer os esforços, a mobilização dos vereadores e prefeitos e reconhecer a boa vontade do Governo do Estado de Goiás e do Distrito Federal em buscar a solução dos problemas”, concluiu.

Região Metropolitana do Entorno do DF

Fazem parte da RME os seguintes municípios: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

A lei complementar nº 181 também criou o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (Coderme), que é composto por integrantes dos executivos estadual, municipal e da sociedade civil organizada.

O Coderme é dividido em Câmaras Temáticas que vão se dedicar à discussão, proposição de soluções e implementação de ações que visem à melhoria comum dos municípios contemplados.

Entre os objetivos do trabalho, estão a cooperação interfederativa para organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum, com atuação integrada e eficiente.

Veja todas as fotos AQUI.

Foto: Cleben Lopes