POSTADO EM 25 maio 2023 · Notícias

CÂMARA DE VALPARAÍSO DE GOIÁS RECEBE VISITA DO PODER LEGISLATIVO DE PLANALTINA DE GOIÁS

O trabalho de transparência da Câmara de Valparaíso de Goiás continua sendo pauta e vitrine no quesito referência para Câmaras e Prefeituras da região e, também, para outros estados.

Nesta quarta-feira, 24 de maio, a Comitiva da Câmara Municipal de Planaltina de Goiás fez uma visita à Casa Legislativa Valparaisense para conhecer de perto o trabalho da TV Câmara, assim como, o sistema de virtualização de processos.

A TV Câmara de Valparaíso de Goiás transformou-se em um instrumento da promoção da cidadania, aproximando o cidadão dos acontecimentos da Casa de Leis, por meio da divulgação dos atos e decisões do Poder Legislativo Municipal, bem como as discussões em torno de assuntos de relevante interesse para a cidade e seus cidadãos.

A cobertura institucional resulta em diversos tipos de programas: transmissão das sessões, entrevistas, solenidades, produção de especiais e conteúdo jornalísticos. Foi implantada para dar maior transparência aos trabalhos do Legislativo Municipal, levar informação, cultura e cidadania à população de Valparaíso.

Já a virtualização dos processos legislativos da Câmara de Valparaíso de Goiás, é realidade desde agosto de 2021, colocando o Poder Legislativo Valparaisense na posição de pioneira no Estado a implantar a Câmara Virtual.

O App permite mais agilidade e otimização das demandas, bem como o acompanhamento pelos parlamentares, gabinete e pela própria população, do andamento das proposituras, uma vez que é possível identificar o tempo da tramitação total em cada setor ou comissão, assim como a ocorrência de atrasados em cada divisão.

O processo de virtualização é adaptado ao Regimento Interno da Casa, validado pelos servidores da Secretaria Legislativa e em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Entenda o App Câmara Virtual

Cidadão

Acompanhamento das apresentações de Projetos de Lei, votações em tempo real e atuação de cada parlamentar.

Parlamentar

Através da plataforma, o vereador pode cadastrar o cidadão e as demandas que chegam ao gabinete, acompanhar as solicitações e atendimentos realizados por nome, bairro e tipo de atendimento, com maior controle, segurança e em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com base no Regimento Interno da Casa e Lei Orgânica do município.

Durante as sessões o parlamentar registrará sua presença. A ferramenta também disponibiliza registro das votações nominais, gravação e armazenamento das sessões.

Servidores (gabinetes, secretaria e comissões)

Facilidade no processo de protocolo dos Projetos de Lei e indicações realizadas por cada vereador, (os documentos serão assinados eletronicamente);

Projetos de Lei registrados por áreas, sendo possível identificar o tempo da tramitação total e em cada setor ou comissão e a ocorrência de atrasados em cada divisão.

Sustentabilidade

Com a Câmara Virtual a Instituição faz sua parte para proteção do meio ambiente, pois a utilização de papel será reduzida, contribuindo também com economia de recursos.

Mais Conectada com Você

Foto: Cleben Lopes