POSTADO EM 07 jun 2022 · Notícias

Câmara de Valparaíso de Goiás sedia Audiência Pública para revisão do Plano Diretor Municipal

A Câmara de Valparaíso de Goiás sediou nesta terça-feira, 07 de junho, a 1ª  Audiência Pública, realizada pelo Governo da cidade de Valparaíso de Goiás para revisão do Plano Diretor Municipal, que deve ser amplamente discutido com toda a população municipal, Poder Público, Vereadores e a Sociedade Civil Organizada.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Placido Cunha, há vários instrumentos que, de uma forma ou de outra, remetem ao planejamento de uma cidade. “Contudo, quando falamos de planejamento urbano, nenhum instrumento tem maior relevância do que o Plano Diretor, o principal instrumento de planejamento que estabelece regras para o crescimento da nossa cidade. Além disso, ele é de suma importância para assegurar o bem estar geral e qualidade de vida da nossa população, garantindo o desenvolvimento urbano sustentável para a cidade, envolvendo as diversas demandas importantes como mobilidade, infraestrutura e habitação”, destacou.

“Em 27 anos é a primeira vez que a cidade inicia a revisão do Plano Diretor de forma correta, realizando uma audiência para fazer a apresentação para que as próximas gerações possam usufruir de uma cidade boa e organizada para se morar”, ressaltou o prefeito Pábio Mossoró.

Lucas Bertoluci, arquiteto da Empresa Líder foi o responsável por explicar à população presente a importância do Plano Diretor Municipal.

Entenda mais sobre o Plano Diretor

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) é a ferramenta para orientar e dirigir o desenvolvimento de um município nos aspectos econômico, físico e social e é baseado no Estatuto da Cidade que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988 que está em vigor no país.

Esse instrumento deve ser entendido como elemento definidor dos grandes objetivos do município, onde serão indicadas as premissas, políticas, diretrizes e estratégias de intervenção, tendo como princípio orientador o pleno cumprimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, tornando a cidade acessível e justa ao conjunto de seus habitantes.

O Plano Diretor é também fundamental para nortear e articular o processo de tomada de decisões relacionadas a priorização de ações a serem implementadas nas diversas áreas, pelo poder público municipal.

Somente com a participação de todos será possível retratar a real situação do Município, identificando quais são as principais demandas, problemas, bem como suas potencialidades. Dessa forma, você terá a oportunidade de exercer sua cidadania através da discussão sobre os principais pontos de abordagem do Plano Diretor.

Sua participação é fundamental para construção do diagnóstico atual do Município. ACESSE O FORMULÁRIO E PARTICIPE!

Clique AQUI e confira a Audiência na íntegra!

Agendas de Audiências:

O Governo da cidade de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, convida toda a população para participar das reuniões comunitárias do processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). Nestas reuniões os moradores poderão expor suas demandas.

Local: CAIC Tancredo de Almeida Neves – Área Especial S/Nº, Rua 08 – Jardim Céu Azul

Data: 08/06/22

Horário: 19h

Bairros: Cruzeiro do Sul/Parque São Bernardo/Morada Nobre Jardim/Jardim Oriente.

Local: Escola Municipal Céu Azul – Rua 112, Quadra 115, Área Especial, Jardim Céu Azul

Data: 08/06/22

Horário: 19h

Bairros: Jardim Céu Azul, Chácaras Anhanguera – Glebas A, B e C.

Local: Câmara Municipal – Rua B, Quadra 06, Lote 01 e 02, Parque Rio Branco

Data: 09/06/22

Horário: 19h

Bairros: Valparaizo II/Chácaras Rio Branco/Parque Rio Branco/Parque das Cachoeiras.

Local: Escola Municipal Natyelly Laynon Nunes Alves – Área Especial 31, Avenida I, Jardim Ipanema

Data: 09/06/22

Bairros: Loteamento Ipanema/Loteamento Pacaembu/Chácaras Araguaia/Mansões Paraíso Perdido/Chácaras e Mansões Santa Maria/Parque Araruama/Chácaras Santa Maria.

Local: Escola Municipal Paulo Freire – Rua 06, Quadra 35, Lote 12/21, Parque Marajó

Data: 10/06/2022

Horário: 19h

Bairros: Vale do Sol/Mansões Santa Marina/Mansões Ouro Preto/Unimorar/Chácaras Benvindas/Chácaras Brasil/Chácaras Pirangy/Chácaras Ipanema/Chácaras Marambaia/Jardim dos Ipês/Parque Marajó/Parque do Ipê/Parque Santa Rita de Cássia/Vila Izabel/Jardim Jockey Clube/Esplanada V/Chácara Saia Velha/Vila Saionara.

Local: Centro Integrado de Educação Inclusiva (CIEI) – Quadra 15, Lote 01, Etapa A, Valparaizo I

Horário: 19h

Bairros: Parque Esplanada I/Parque Esplanada II/Cidade Jardins/Parque Esplanada III/Valparaizo I (Etapas A, B, C, D e E)/Florais do Planalto/Rio das Pedras/Reserva do Paraíso/Chácaras Ipiranga/Mansões Recreio Estrela Dalva/Chácaras Lourdes Meireles.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso de Goiás