ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
Radar da transparência
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 04 ago 2021 · Notícia · Zequinha

Câmara de Valparaíso é a primeira do Estado de Goiás a implantar a virtualização dos processos

No retorno aos trabalhos do Legislativo Municipal, a Câmara de Valparaíso de Goiás inovou e, agora, conta com  um aplicativo para virtualização dos processos e demandas da Casa e se torna pioneira no Estado de Goiás a implantar a Câmara Virtual.

Durante a 40ª Sessão Ordinária, os parlamentares iniciaram a operação do sistema para registro de presença, gerenciamento das proposições, indicações e votações dos Projetos de Lei.

Segundo o presidente da Casa, Placido Cunha, além das facilidades e a oportunidade de proporcionar mais transparência, para os vereadores e servidores é mais organização dos processos internos.  “Fico orgulhoso em contribuir com o desenvolvimento do nosso município também por meio do processo virtual. Desde o início da nossa gestão nosso lema é trazer a Câmara para mais perto do cidadão e implementamos esse processo por meio da TV Câmara e, hoje,  damos mais um passo rumo à era digital”, destacou Placido Cunha.

Segundo o fundador do aplicativo, David Vieira,  a transparência na gestão municipal está cada vez mais presente e forte. “É gratificante perceber o empenho dos senhores em fazer  a diferença e estarem aptos a integrar essa nova era”, pontuou.

Confira as novidades da Câmara Virtual e entenda as mudanças

Cidadão

Acompanhamento das apresentações de Projetos de Lei, votações em tempo real e atuação de cada parlamentar.

Parlamentar

Através da plataforma, o vereador pode cadastrar o cidadão e as demandas que chegam ao gabinete, acompanhar as solicitações e atendimentos realizados por nome, bairro e tipo de atendimento, com maior controle, segurança e em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com base no Regimento Interno da Casa e Lei Orgânica do município.

Durante as sessões o parlamentar registrará sua presença. A ferramenta também disponibiliza registro das votações nominais, gravação e armazenamento das sessões.

Servidores (gabinetes, secretaria e comissões)

Facilidade no processo de protocolo dos Projetos de Lei e indicações realizadas por cada vereador, (os documentos serão assinados eletronicamente);

Projetos de Lei registrados por áreas, sendo possível identificar o tempo da tramitação total e em cada setor ou comissão e a ocorrência de atrasados em cada divisão.

Sustentabilidade

Com a Câmara Virtual a Instituição faz sua parte para proteção do meio ambiente, pois a utilização de papel será reduzida, contribuindo também com economia de recursos.

Ao comentar sobre a Ferramenta os vereadores manifestaram a importância de estarem cada vez mais perto do cidadão e conectados à modernidade. “A Câmara Virtual é uma ferramenta fantástica, primeiro porque estamos contribuindo com o meio ambiente e, também, por conta da transparência. Às vezes estamos em uma sessão e achamos que não tem quase ninguém acompanhando, mas o raio de propagação das sessões é muito amplo, porque as pessoas assistem quando elas querem. Agora, com essa ferramenta que facilita nosso trabalho e o acesso do cidadão, gera aqui um novo paradigma. A cidade agradece”, conclui o vereador Jorge Recife.

Participaram do evento de lançamento o advogado, mestre em direito e especialista em direito administrativo, Dr. Danúbio e o secretário municipal de Governo, Dr. roberto Martins que abordaram a importância da ferramenta também para o controle da transparência por meio dos órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO). 

Ordem do Dia

ITEM I

Terceira discussão e votação do Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade dos órgãos públicos da administração direta e indireta, bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, shopping centers e demais estabelecimentos comerciais em geral a disponibilizarem gratuitamente suas instalações sanitárias aos garis, trabalhadores dos serviços de limpeza urbana e demais servidores do município de Valparaíso de Goiás. (APROVADO)

Autoria vereador Paulo Brito

ITEM II

Terceira discussão e votação do Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação de coletores de chorume nos caminhões de lixo no âmbito do município. (APROVADO)

Autoria vereador Maria do Monte

ITEM III

Terceira discussão e votação do Projeto de Lei que denomina a Rua 101 localizada no bairro Jardim Céu Azul em Valparaíso de Goiás na forma que especifica. (APROVADO)

Autoria vereador Placido Cunha

ITEM IV

Segunda discussão e votação do Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do dia Municipal em memória em memória as vítimas da Covid-19.

Autoria Vereador Brandão

ITEM V

Segunda discussão e votação do Projeto de Lei que autoriza o poder executivo a atender com transporte de pacientes internados na rede privada de saúde em unidade de terapia móvel pertencente ao município.

Autoria vereadora Professora Elenir

ITEM VI

Segunda discussão e votação do Projeto de Lei que dispõe sobre a publicação na internet dos nomes e outras informações relacionadas às empresas prestadoras de serviços terceirizados, que atuam junto à administração pública direta e indireta no município.

Autoria vereadora Cláudia Aguiar

Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás

Texto: Juliana Gentila

Fotos: Cleben Lopes