Durante a sessão ordinária desta sexta-feira, 26 de maio, personalidades do município foram homenageadas pela execução de trabalhos relevantes junto à sociedade valparaisense.
Entre os homenageados, as equipes de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas receberam moção em reconhecimento ao ato de bravura e coragem em uma de suas operações que resultou na neutralização de três indivíduos, que cometiam roubo com o uso de arma de fogo em um clube na Cidade Ocidental. Na ação, as equipes obtiveram êxito na captura e apreensão dos criminosos. A honraria foi concedida pelo presidente da Casa, vereador Flávio Lopes.
As equipes de iluminação pública municipal, responsáveis pela manutenção, instalação e troca de lâmpadas de todos os postes de cada bairro da Cidade, também foram agraciadas em reconhecimento à dedicação e agilidade, mesmo diante de riscos do ofício. A moção foi requerida pela vereadora Cláudia Aguiar.
Confira outras homenagens:
Projetos apresentados
Projeto de Lei de autoria da vereadora Maria do Monte – institui a Semana Municipal Qualidade de Vida da Mulher no Período do Climatério, a ser realizado anualmente na segunda quinzena de agosto.
O texto legislativo define que poderão ser realizadas atividades como a promoção de campanhas publicitárias institucionais, seminários, palestras, cursos teóricos e práticos sobre indicações e contraindicações da Terapia de Reposição Hormonal (TRH).
A proposta menciona a possibilidade de levar orientação e conscientização sobre os sintomas do climatério e suas fases, as medidas preventivas e promotoras da saúde via consultas, exames, tratamento terapêutico, alimentação, hábitos saudáveis, sempre em busca da saúde física e mental das mulheres.
Na justificativa à matéria, a vereadora Maria do Monte explicou que o climatério é um período de vida da mulher de transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva que se estende dos 40 aos 65 anos de idade. “Tem como marco a menopausa, que corresponde ao último período menstrual espontâneo, após 12 meses consecutivos de ausência de menstruação, em decorrência de insuficiência ovariana fisiológica e permanente”, explicou.
Projeto de Lei de autoria da vereadora Cláudia Aguiar – Autoriza o Poder Executivo a fornecer ou distribuir gratuitamente fraldas descartáveis infantis às famílias de baixa renda. Para ter esse direito, a família deverá estar cadastrada em qualquer Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
Indicações
Vereador Edson Nunes:
Serviço de tapa-buracos em ruas do bairro Jardim Céu Azul.
Vereadora Cláudia Aguiar:
Aplicação da Lei Municipal que trata sobre a criação do Programa de Fisioterapia Geriátrica.
Clique AQUI e confira a sessão na íntegra!
Veja todas as fotos AQUI.
Câmara de Valparaíso de Goiás
Conectada com Você
Conectada com Valparaíso
Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás
Texto: Juliana Gentila
Foto: Cleben Lopes