Radar da transparência

POSTADO EM 01 out 2021 · Notícia · Zequinha

No dia do vereador, parlamentares apresentam indicações nas áreas de infraestrutura, saúde e cultura

Nesta sexta-feira 1º de outubro, em que é comemorado o dia do vereador, os parlamentares fizeram indicações de proposições importantes nas áreas de infraestrutura, saúde e educação, confira:

– Cumprimento da Lei Municipal que visa o controle populacional de cães e gatos por meio de unidade móvel de castração;

– Colocação de meio fio em rua do bairro Parque São Bernardo;

– Implantação de polos de cultura nos bairros Parque Santa Rita e Parque Marajó;

– Pavimentação, recapeamento, retirada de quebra-molas e instalação de iluminação pública em rua do bairro Setor de Chácaras Anhanguera C.

Uso da Tribuna

A Tribuna Popular foi requerida pelo empresário Fernando Vilmar de Sousa que levou explicações sobre o serviço funerário.

Projetos Aprovados

Projeto de Lei  que dispõe sobre a instituição do calendário oficial de eventos do município da data comemorativa referente à Semana de Arte Moderna. (APROVADO)

Autoria Vereador Jorge Recife

Projeto de Lei que proíbe afixação de cartazes de quaisquer naturezas em postes de iluminação pública, placas de sinalização de trânsito, árvores, paradas de ônibus e viadutos. (APROVADO)

Autoria vereador Placido Cunha

Projeto de Lei que institui a Semana Municipal da Juventude. (APROVADO)

Autoria vereadora Professora Elenir

Papel do vereador

O Dia Nacional do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11/07/1984, que definiu o dia 1º de outubro, pois, foi nessa data que o então imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador.

O dicionário define a palavra VEREADOR como aquele que verifica, analisa e avalia. Isso significa, em outras palavras, que a sua função é ser um fiscal do dinheiro público, advogado, comunicador, representante do povo, assistente social, elaborar leis, fiscalizar as contas do Poder Executivo e muito mais em uma única pessoa.

Entre todos os cargos políticos desde os remotos tempos, o vereador foi sempre o que mais teve proximidade e identificação com as pessoas da cidade, sendo muitas vezes um cidadão comum, um líder comunitário, um professor, entre vários outros.

Peça fundamental no cenário político administrativo, o parlamentar tem uma responsabilidade social muito grande, que vai bem além da função de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo.

Vale lembrar que a atuação do Poder Legislativo é fundamental para o fortalecimento da democracia. O vereador, com seu trabalho, representa o primeiro elo da sociedade junto ao poder público e o ponto de referência dos anseios populares.

Moção de aplausos

Confira a lista de homenageados

Portela

Lavínia Pereira Soares