Radar da transparência

POSTADO EM 11 maio 2022 · Notícias

Parlamentares apresentam Projetos nas áreas de Saúde e Educação

Apresentado nesta quarta-feira, 11 de maio, Projeto de Lei de autoria da vereadora Professora Elenir, que institui a Semana Municipal  de Conscientização Sobre a Pessoa com Síndrome de Down, a ser  realizado anualmente na semana do dia 21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down.

O principal objetivo do PL, segundo a autora, é informar e conscientizar as pessoas sobre o que é a Síndrome de Down. Nas ações desenvolvidas, poderão participar e deverão ser convidadas lideranças de movimentos sociais, entidades governamentais e não governamentais da esfera municipal e estadual, organizações de pessoas com deficiência e seus familiares, visando o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas de prevenção das deficiências e o conhecimento sobre a Síndrome de Down.

A Síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita como tal há 150 anos, como um quadro clínico com identidade própria. A população, em geral, tem 46 cromossomos divididos em 23 pares. Metade vem da mãe, metade do pai. Muitas vezes – mais especificamente uma vez a cada mil, segundo a Organização Mundial de Saúde – a formação do par 21 vem com um “erro”, e em vez de um par, são herdados três cromossomos.

Essa trissomia começa a ser reproduzida em todas as células do feto a partir de então, e é assim que essa síndrome se consolida no indivíduo.

A Síndrome de Down é a primeira causa conhecida de discapacidade intelectual, representando aproximadamente 25% de todos os casos de atraso intelectual, traço presente em todas as pessoas com a síndrome. Estima-se que no Brasil Cerca de 300 mil brasileiros nasçam com a síndrome de Down, segundo o IBGE; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.

De acordo com a Global Down Syndrome Foundation (Fundação Global da Síndrome de Down), o cromossomo extra no par 21 é o transtorno cromossômico mais frequente no mundo e a maior causa de atraso intelectual e de desenvolvimento.

Outros Projetos

PL autoria da vereadora Professora Elenir –  institui a Semana de Volta à Inocência, que deve ser realizada anualmente, na semana que antecede ao dia 12 de outubro, em que se comemora o Dia das Crianças.

A Semana de volta à inocência será comemorada nas escolas com reuniões, palestras, seminários e outros eventos, inclusive com a realização de brincadeiras tradicionais e tem objetivo de incentivar e despertar nas crianças o interesse por brincadeiras tradicionais que proporcionem o relacionamento pessoal, o aprendizado e o equilíbrio. Visando uma aproximação dos pais e responsáveis com as crianças, fazendo com que se “desliguem” dos celulares e se voltem para as brincadeiras tradicionais.

PL autoria vereadora Cláudia Aguiar – Autoriza o Poder Executivo a implantar a sala de imobilização ortopédica, em unidade hospitalar, dentro dos parâmetros legais da  Lei de Vigilância Sanitária e autoriza a contratar profissionais da área.

Maria do Monte:

– Cascalhamento em rua do bairro Anhanguera C.

Professora Elenir:

– Atenção à Lei que dispõe sobre obrigatoriedade de prescrição médicas odontológicas e veterinárias serem impressas ou datilografadas.

Zequinha:

– Serviço de limpeza em ruas dos bairros Cruzeiro do Sul e Parque São Bernardo.

Tião da Padaria:

– Serviço de troca de lâmpadas em rua do bairro Jardim Céu Azul.

Veja todas as fotos AQUI