Projeto de Lei de autoria da vereadora Cláudia Aguiar, apresentado nesta sexta-feira, 05 de maio, cria diretrizes para incentivo ao uso da musicoterapia como tratamento terapêutico complementar de pessoas com deficiências ou síndromes, com suporte de uma equipe multidisciplinar.
A Musicoterapia destaca-se como forma de utilização da música para melhoria da saúde física, mental, social, cognitiva, emocional e espiritual, promovendo uma evolução na qualidade de vida das pessoas. Implica em diversos benefícios ao tratamento das pessoas com deficiências ou síndromes, pois aumenta o potencial de interação do ser humano, baseando-se na capacidade de cada um, através do estímulo interior através dos elementos da música.
Especialistas demonstram que há evidências clínicas de que a terapia com música é eficiente no tratamento de várias patologias que afetam o funcionamento do cérebro e amplia o potencial de interação das pessoas que precisam melhorar a função cerebral.
Segundo o texto da matéria, o recurso terapêutico poderá ser realizado nas dependências de equipamentos públicos de saúde e assistência social, clínicas de reabilitação e demais instituições do setor privado conveniado ou não ao Sistema Único de Saúde.
O recurso terapêutico será desempenhado, exclusivamente, por musico terapeutas registrados em associação de classe e que tenham graduação ou pós-graduação em musicoterapia, certificados por instituição de ensino devidamente credenciada pelo órgão competente.
O tratamento será controlado e poderá passar por avaliações qualitativas periódicas a fim de se aferir o desenvolvimento do paciente.
Indicação
Vereadora Cláudia Aguiar:
Aplicação da Lei Municipal de Programa de Wi-Fi livre em todos os espaços e prédios públicos municipais;
Manutenção de elevador da instituição.
Clique AQUI e confira a sessão na íntegra!
Veja todas as fotos AQUI.
Câmara de Valparaíso de Goiás
Conectada com Você
Conectada com Valparaíso
Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás
Texto: Juliana Gentila
Foto: Cleben Lopes