POSTADO EM 05 maio 2021 · Notícia

Realizada Audiência Pública para tratar do Plano Municipal de Educação

Aconteceu nas dependências da Câmara de Valparaíso de Goiás a Audiência Pública para tratar do Plano Municipal de Educação – PME.

O PME é um planejamento educacional articulado para um período de 10 anos (2015 a 2025), elaborado em consonância com os Planos Nacional e Estadual. Criado por meio da Lei Municipal número 1.078, de 11 de setembro de 2015, o documento contempla uma construção coletiva, onde constam os anseios de estudantes, profissionais da educação, pais e sociedade civil e serve de base legal para a implementação de ações educacionais efetivas que promovam a qualidade do processo de ensino para todos os segmentos da Educação Básica.

A secretária de Educação Rudilene Farias Nobre foi a responsável por apresentar à população e comunidade escolar as metas já cumpridas e o planejamento estratégico para efetivação dos demais objetivos a serem alcançados.  “As metas são planejadas em um período de 10 anos e, quando nós assumimos a gestão em 2017 o Plano estava novinho, fresquinho. Fizemos todo o preparo para acompanhar em 2017, 2018, 2019 e em 2020 fomos interrompidos pela pandemia, porém, ainda temos etapas a cumprir e a educação não parou. Nós estamos reinventando, refazendo, buscando outras estratégias para desenvolver a educação. Não é fácil, mas, com criatividade o ensino está chegando à casa e família dos nossos alunos”, completou a titular da pasta.

Valparaíso de Goiás, segundo a Secretaria Municipal de Educação, tinha vinte metas a serem cumpridas, dessas, foram priorizadas seis:

– Educação infantil – Com aplicação do atendimento na faixa etária de 0 a 3 anos;

– Educação fundamental – Alfabetização das crianças na idade certa, no máximo até o final do 3º ano, com formação de ensino especial;

– Educação integral – Programa Mais Educação em 12 escolas;

– Educação de Jovens e Adultos – Garantindo 25%, no mínimo, de matrículas neste segmento;

– Educação Profissional – Implantação do Centro de Línguas, ITEGO e IFG;

– Educação Superior – UEG.

De acordo com a secretária Rudilene, o gargalo ainda está na educação infantil e no financiamento educacional. “Isso não é privilégio só de Valparaíso, é contexto nacional. Então nós temos que preparar o município com estrutura predial e humana para receber nossas crianças e hoje a maior dificuldade dos municípios goianos é o financiamento da educação. Diante disso, nos resta boa vontade e comprometimento”, explicou.

O Promotor de Justiça da Comarca de Valparaíso, Daniel Naiff  também participou da audiência em modo remoto e deixou sua mensagem aos presentes.  “Precisamos de soluções que visem uma educação emancipatória, no conceito do eterno Paulo Freire”, pontuou.

Durante a audiência diretores presentes e Sindicato apontaram as dificuldades das famílias em se adequarem ao ensino remoto e evidenciaram o método aplicado pelos professores para ajudar os pais neste momento difícil, ofertando aos alunos o ensino através da plataforma digital, caderno de atividades para quem não tem acesso à internet e atendimento via whatsapp.

Parlamentares acompanham Audiência Pública e deixam sugestões para aplicação no Plano Municipal de Educação.

Participaram também os vereadores Jorge Recife, Paulo Brito, Brandão e a vereadora Professora Elenir. “Nós vereadores acompanhamos a educação e a gente percebe as limitações. Fazemos parte do processo e, por isso, queremos ajudar a construir uma educação melhor em Valparaíso e temos a oportunidade de estar nesta Casa de Leis e acompanhar, junto à Secretaria de Educação, cada acontecimento e fazer indicações nos unidades que ainda precisam de melhorias”, destacou a vereadora Professora Elenir.

A Audiência Pública respeitou todos os protocolos de saúde, com transmissão ao vivo pelo Facebook do Governo da cidade e cobertura da TV Câmara.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás
Colaboração: Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso