POSTADO EM 24 maio 2023 · Notícias

Câmara de Vaparaíso recebe visita de alunos da Escola Municipal Ipanema

Para aprender mais sobre o papel dos vereadores, cerca de 40 crianças do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Natielly Laynon Alves Nunes (Ipanema), visitaram nesta quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás e acompanharam de perto os trabalhos dos parlamentares.

Os estudantes puderam visitar as dependências da Casa Legislativa, passando pelos gabinetes dos vereadores, a sala da Presidência, setores da Câmara e Plenário em que são realizadas as Sessões Legislativas.

Durante a visita, os alunos também entenderam a importância do Poder Legislativo e a diferença existente entre os poderes. Após conhecerem o Plenário, houve um bate papo leve entre os estudantes e o presidente Flávio Lopes, que destacou a importância do momento.  “É importante que as crianças tenham esse contato, porque fica mais fácil elas entenderem a forma como os poderes estão organizados e a importância de cada um deles. São iniciativas como essas que, além de aproximar as crianças do Legislativo municipal, os tornam mais conscientes de seus direitos e deveres”, avalia Flávio Lopes.

Mais Conectada com Você

O projeto de visita à Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás é aberto a qualquer pessoa, grupo ou entidade, como escolas, ONGs e associações comunitárias, interessadas em conhecer o Legislativo Municipal.

As visitas orientadas apresentam aos participantes a Casa e sua estrutura funcional, além de informações sobre o Poder Legislativo, o papel do vereador e as formas de participação dos cidadãos, com o objetivo de promover a aproximação da sociedade com a instituição.

Indivíduos ou grupos que quiserem participar devem entrar em contato com a Secretaria Geral.

Programa para acompanhar dislexia, discalculia e déficit de atenção nas escolas entra em tramitação

Projeto de Lei  de autoria da vereadora Cláudia Aguiar, que dispõe sobre o Programa para identificação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento integral de alunos com dislexia, discalculia,  Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem que apresentam instabilidade na atenção ou alterações no desenvolvimento da leitura e da escrita, foi apresentado nesta quarta-feira, 24 de maio, durante Sessão Ordinária.

Pelo texto da matéria, as necessidades do aluno serão atendidas pelos profissionais da Rede de Ensino em parceria com profissionais da rede de saúde. Caso haja necessidade de intervenção terapêutica, esta deverá ser realizada em serviço de saúde, com metas de acompanhamento por equipe multidisciplinar.

O Projeto d lei determina ainda que os sistemas de ensino devem capacitar os professores da educação básica para identificação precoce dos sinais relacionados aos transtornos de aprendizagem ou ao TDAH.

Doenças

A dislexia é um transtorno de aprendizagem de leitura crônico, de origem neurobiológica. É o distúrbio de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial, segundo a Associação Brasileira de Dislexia. Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto.

Discalculia é um termo alternativo para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática. Características comuns incluem prejuízos no senso numérico, na memorização de fatos aritméticos, na precisão ou fluência de cálculo, e no raciocínio matemático.

Já o TDAH se caracteriza por sinais claros e repetitivos de desatenção, inquietude e impulsividade, mesmo quando o paciente tenta não mostrá-lo.

Outros Projetos apresentados

Projeto de Lei de autoria da vereadora Maria do Monte, autoriza o Poder Executivo a criar o Projeto Empresa Amiga do Centro se Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O projeto prevê que as empresas amigas terão a participação por meio doações de materiais, obras, reparos, conservação, manutenção e ampliação dos CRAS e dos CREAS.

Em contrapartida as empresas parceiras terão divulgações do empreendimento nos Centros de Referência, divulgação de eventos e inserção da logo das empresas nos sites do CRAS, CREAS e SAS.

Projeto de Lei de autoria do vereador Walison Lacerda,  que dispõe sobre a mudança da denominação da Escola Municipal Ismael Altino para Escola Municipal Santa Rita.

Vereador Alceu Gomes:

Disponibilização de mais cursos superiores no Instituto Superior situado em Valparaíso de Goiás;

Criação de praça entre as quadras do Cruzeiro do Sul e Parque São Bernardo.

Vereadora Cláudia Aguiar:

Serviço de revitalização e implementação de sinalização de trânsito no bairro Santa Rita.

Vereador Zequinha:

Serviço de instalação de tubulação da rede de distribuição de águas em ruas no bairro Anhanguera B.

Vereadora Maria do Monte:

Revitalização da faixa de pedestre em rua do bairro Valparaizo II.

Clique AQUI e confira a sessão na íntegra!

Veja todas as fotos AQUI.

Foto: Cleben Lopes