Radar da transparência

POSTADO EM 11 fev 2022 · Notícia · Zequinha

Medidas contra o assédio sexual no transporte público podem virar lei

Na manhã desta sexta-feira, 11 de fevereiro, durante Sessão Ordinária, foi apresentado Projeto de Lei  que pede medidas de prevenção e combate ao assédio sexual de mulheres nos transportes coletivos municipais e interestaduais.

O intuito da matéria consistente em ações afirmativas, educativas e preventivas. “É necessário esclarecer à população do nosso município, que as formas de abuso sexual cometidas em ônibus é crime, e deve ser combatido como as demais formas de violência, preconceito e discriminação contra as mulheres. Diante disso e por reconhecer as dificuldades enfrentadas pelas vítimas, devem ser adotadas medidas para evitar o constrangimento que muitas mulheres sofrem diariamente no uso de transportes públicos, cabendo ao estado criar mecanismos que facilitem a defesa das mulheres que tiveram sua dignidade violada”, pontuou o vereador Paulo Brito, autor do Projeto.

Segundo pesquisa da organização internacional de combate à pobreza ActionAid, 86% das mulheres já sofreram assédio em público, desse total, 68% afirmaram ter sofrido assédio no transporte público.

Operação tapa-buraco no bairro Jardins do Ipês;

Patrolamento de rua do bairro Ipiranga;

Reforma dos PSF s do bairro Marajó e Jardim Jockey Clube;

Solicitação de ponto de monitoramento no bairro Pacaembú;

Troca de lâmpadas em ruas do bairro Jardim Céu Azul;

Solicitação de transporte público escolar para os bairros Setor de Chácaras Lurdes Meireles e Setor de Chácaras Ipiranga;

Reiteração do pedido de ampliação das Escolas Municipais Leonino de Jesus Soares e Arminda Matos;

Solicitação de estratégia para atendimento da demanda da fila de espera dos alunos da Rede Municipal de Ensino;

Doação para o estado de Goiás de terreno onde fica localizado a 1 Delegacia de Polícia Civil para regularização do terreno da sede;

Operação tapa-buraco em rua do bairro Céu Azul;

Limpeza, roçagem e retirada de entulhos em rua do Esplanada II.

Uso da Tribuna Popular

A Tribuna Popular foi requerida pela superintendente de Arrecadação Tributária, Cleonice Bernardes.