POSTADO EM 13 maio 2022 · Notícias

Projetos culturais, de cuidado com o meio ambiente e sobre alimentação saudável são aprovados nesta sexta-feira (13)

Aprovado nesta sexta-feira (13), durante Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, Projetos de Lei de cunho cultural, ambiental e de cuidado com a saúde.

Na área cultural, aprovado o Projeto de autoria do vereador Jorge Recife que institui no calendário oficial de eventos do município a Via Sacra.  Segundo o parlamentar,  o objetivo é fortalecer a arte,  cultura e fé por meio da Via Sacra, que já ocorre há 11 anos em Valparaíso de Goiás.

Na área de meio ambiente, foi aprovado o projeto de lei que inclui o Dia Verde no calendário oficial, a ser comemorado anualmente no dia 21 de setembro, data que remete ao Dia da Árvore. Segundo o texto da matéria, de autoria da vereadora Cláudia Aguiar, caberá à administração pública, através da Secretaria Municipal de Educação e de Meio Ambiente e Agricultura, divulgar e coordenar os eventos que poderão ser realizados dentro das escolas ou em áreas que tenham solo que possam receber o plantio de mudas no intuito de interagir com a comunidade e os alunos para a conscientização sobre a importância dessa grande riqueza natural.

Na área da saúde, aprovado projeto de autoria da vereadora Professora Elenir, que institui o Dia do nutricionista e a semana de alimentação saudável,  a ser comemorado anualmente no dia 31 de agosto.  “O objetivo é desenvolver ações de conscientização,  informação,  programas inovadores e participativos na busca da alimentação saudável”, pontuou a parlamentar.

Paulo Brito:

Estudo técnico junto a departamento competente para implantação de semáforo em  rua do bairro Cidade Jardins.

Cláudia Aguiar:

Interdição de brinquedo localizado na Praça Central do bairro Jardim Céu Azul.

Jabá:

Limpeza, roçagem e recapeamento em ruas do bairro Anhanguera A.

Professora Elenir:

Levantamento para atendimento da comunidade escolar com kit de higiene bucal, conforme Lei Municipal;

Solicitação de criação de projeto de paisagismo para a rotatória do bairro Valparaizo II e colocação de placa de identificação do bairro;

Solicitação de rede de energia elétrica em rua do bairro anhanguera B.

Alceu Gomes:

Solicitação de Escola de Ensino Especial de tempo integral para os alunos do Ensino Fundamental I e II;

Solicitação de construção de Escola de Ensino Fundamental II no bairro Cruzeiro do Sul;

Instalação de quebra-molas em rua do bairro Jardim Céu Azul.

Edson Negão:

Serviço de limpeza em rua do bairro Nova Vila Guaíra;

Instalação de quebra-molas em rua do bairro Parque Marajó;

Serviço de tapa-buraco em rua do bairro Anhanguera C.

Projeto de Lei  apresentados:

PL de autoria da vereadora Cláudia Aguiar – Autoriza o Poder Executivo a implantar no Centro de Especialidade Odontológica uma sala destinada a radiografia odontológica.

PL de autoria da Professora Elenir –  Institui a Semana Municipal de Conscientização e combate à Síndrome de Burnout, resultante de uma forte tensão emocional oriunda de esgotamento físico e psicológico, capaz de gerar atitudes de insensibilidade em relação a outras pessoas e sentimentos inadequados quanto às tarefas a serem realizadas.

A semana será dedicada à realização de ações de prevenção e diagnóstico precoce da doença, bem como à promoção da saúde do trabalhador e à orientação sobre o acesso à atenção integral à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A pessoa diagnosticada com a síndrome de burnout emite sinais como ceticismo, insensibilidade, despreocupação, desconforto, ansiedade, sentimento de divisão entre o que pode fazer e o que efetivamente consegue fazer a outras pessoas, episódios de insônia, fadiga, irritabilidade, inquietação, tristeza, desinteresse, apatia, angústia e, por vezes, tremores. O termo burnout é uma composição de burn (queimar) e out (fora) e, traduzido para o português, significa perda de energia ou queimar para fora.

Ordem do Dia

Primeira discussão e votação do projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de implantar a feira de profissões no âmbito do município de Valparaíso de Goiás, de autoria da vereadora Cláudia Aguiar.

Primeira discussão e votação do projeto de lei que dispõe sobre a criação do terminal rodoviário interestadual de passageiros no município de Valparaíso de Goiás, de autoria do Vereador Alceu Gomes.

Primeira discussão e votação do projeto de lei que autoriza o poder executivo a instituir uma pista na etapa B que seja interligada até  a Etapa E, com a finalidade de ciclismo, corrida e caminhada. De autoria da vereadora Cláudia Aguiar.

Clique AQUI e confira a sessão na íntegra!

Veja todas as fotos AQUI