POSTADO EM 31 mar 2023 · Notícias

CÂMARA DE SÃO SIMÃO CONHECE DE PERTO SISTEMA DE TRANSMISSÃO E VIRTUALIZAÇÃO DA CÂMARA DE VALPARAÍSO DE GOIÁS

O trabalho de transparência da Câmara de Valparaíso de Goiás continua sendo pauta no quesito referência para Câmaras e Prefeituras da região e, também, para outros estados.

Nesta sexta-feira, 31 março, a Comitiva da Câmara Municipal de São Simão de Goiás, situada a quase 600km do município de Valparaíso de Goiás, fez uma visita à Casa Legislativa Valparaisense para conhecer de perto o trabalho da TV Câmara, assim como, o sistema de virtualização de processos.

A TV Câmara de Valparaíso de Goiás, além de divulgar os atos e decisões do Poder Legislativo Municipal, bem como as discussões em torno de assuntos de relevante interesse para a cidade e seus cidadãos, transformou-se num instrumento da promoção da cidadania, enfocando aspectos políticos, sociais e culturais da cidade.

A cobertura institucional resulta em diversos tipos de programas: transmissão das sessões, entrevistas, solenidades, produção de especiais e conteúdo jornalísticos. Foi implantada para dar maior transparência aos trabalhos do Legislativo Municipal, levar informação, cultura e cidadania à população de Valparaíso.

Já a virtualização dos processos legislativos da Câmara de Valparaíso de Goiás, é realidade desde agosto de 2021. O App permite mais agilidade e otimização das demandas, bem como o acompanhamento pelos parlamentares, gabinete e pela própria população, do andamento das proposituras, uma vez que é possível identificar o tempo da tramitação total em cada setor ou comissão, assim como a ocorrência de atrasados em cada divisão.

Vereador Zequinha:

Serviço de recuperação asfáltica das ruas do bairro Cruzeiro do Sul e São Bernardo.

Vereador Edson Nunes:

Serviço de roçagem e limpeza em ruas do bairro Jardim Jockey Club

Projeto de Lei

Projeto de Lei de autoria da vereadora Maria do Monte – autoriza o Poder Executivo a instituir a instalação de detectores de metais em estabelecimentos de ensino da rede pública municipal.

Ordem do Dia

Primeira discussão e votação do Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa “Zap da Mulher”, com o objetivo de integrar e facilitar o acesso aos serviços ofertados à população feminina, foi apresentado nesta quarta-feira, 08 de fevereiro, o Projeto “ZAP da Mulher”, de autoria da vereadora Maria do Monte.

A propositura estabelece que por meio do Whatsapp serão ofertadas informações atualizadas de todos os serviços disponibilizados pelo poder público municipal às mulheres. Esse rol pode ser ampliado através de parcerias com entidades ou empresas privadas.

Tribuna Popular

A tribuna popular foi requerida pelo pastor e comunicador Jaimilson Reis, para tratar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e solicitar o cumprimento da Lei Municipal que ampara e apoia programas e projetos de acompanhamento psicológicos contínuas às pessoas com TEA.

O Transtorno do Espectro Autista é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA afeta o comportamento da criança. Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida.

Estudos mostram que a terapia aumenta comportamentos adequados e reduz aqueles que podem ser prejudiciais ou interferem no aprendizado.

“É uma intervenção considerada bastante eficiente, pois ajuda no aperfeiçoamento de habilidades básicas e complexas, como: olhar; ouvir e imitar; ler; conversar; interagir com o outro”, apontou Jaimilson.

Moção de aplausos

Cerca 25 personalidades  do nosso município foram homenageados pela execução de trabalhos relevantes junto à sociedade valparaisense.

Confira:

Veja todas as fotos AQUI.

Foto: Cleben Lopes