POSTADO EM 23 fev 2021 · Saúde · Notícia · Camara · câmara de valparaíso · Câmara mais perto de você; Poder Legislativo Municipal; Entorno Sul · Prefeituras do Entorno de Brasília; Medidas contra a covid-19 · Zona Vermelha

Câmara de Valparaíso de Goiás e prefeituras do entorno sul unidas contra a COVID-19

A Câmara de Valparaíso de Goiás e os poderes executivos dos municípios do Entorno Sul se uniram no enfrentamento à COVID-19 na região.

Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, Placido Cunha, na condição de presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás e ao lado do prefeito Pábio Mossoró e da secretária municipal de Saúde, Rosângela Palácio e demais prefeitos e autoridades, participou de um encontro com o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, o  Ministério Público de Goiás e o deputado federal Glaustin da Fokus para tratar de medidas de restrições que devem ser adotada nos municípios.

Em nova nota técnica, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) classificou os municípios da região do entorno de Brasília na zona vermelha de contágio da Covid-19, situação de calamidade no enfrentamento ao coronavírus e pediu medidas mais restritivas, no entanto, as autoridades da região solicitaram ao Governo do Estado uma comunicação mais alinhada entre as Secretarias de Saúde de Goiás e do Distrito Federal para que as medidas sejam efetivas.

Segundo Placido Cunha, os representantes entendem que as decisões devem ser tomadas em comum acordo. “A ideia é que as orientações para as duas regiões sejam as mesmas, já que muitos moradores de Valparaíso de Goiás e de cidades vizinhas trabalham em Brasília. Na condição de representante da nossa cidade no legislativo municipal, acredito que precisamos entrar em um entendimento padronizado, para que possamos continuar juntos na luta contra a doença e salvando vidas”.

TESTAGEM EM MASSA

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará de 23 a 26 de fevereiro, testagem em massa para Covid-19, nas unidades de Atenção Básica do município.

O ‘Dia D’ está marcado para ocorrer na próxima sexta-feira, 26 de fevereiro. A ampliação de testes é considerada uma das maneiras mais eficazes de evitar a proliferação do Coronavírus, em conjunto com o uso de máscara e respeito ao distanciamento social, além da higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

A campanha visa a identificação de cidadãos infectados pelo vírus para conter a propagação da pandemia. Valparaíso trata o momento com responsabilidade e investe na testagem para salvar vidas.

Os valparaisenses que estiverem com sintomas da doença, devem procurar a unidade mais próxima de casa, onde serão acolhidos com atendimento humanizado e farão o teste de com acordo com a avaliação da equipe de enfermagem/médica.

Quais documentos são necessários para realizar o teste:

Documento de Identificação com foto (RG ou CNH);

Comprovante de Residência;

Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Testagem em massa da Covid-19

Locais: Unidades de Saúde da Atenção Básica

Dias 23, 24 e 25. Horário: 8h às 17h. Dia 26, das 8h às 20h.

Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás

Colaboração: Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás