POSTADO EM 08 dez 2022 · Notícias

Câmara de Valparaíso de Goiás implementa Gerenciador Eletrônico de Documentos e avança na transparência

Nesta quarta-feira, 08 de dezembro, a Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás realizou o lançamento de mais uma fase do Protocolo Virtual. Trata-se  da implementação GED – Gerenciador Eletrônico de Documentos,  um software robusto projetado para centralizar os documentos relevantes da Instituição, substituindo o sistema manual para verificação de documentos antigos.

Segundo o presidente da Casa, vereador Placido Cunha, o objetivo é obter acesso instantâneo a informações e documentos relevantes diretamente em dispositivos móveis; acesso preciso e documentação completa – independentemente da fonte e do formato – com apenas alguns cliques, além de manter a qualidade, precisão e integridade dos dados e metadados em um sistema unificado. “A Câmara Virtual presta um serviço com muita eficiência, o que significa economia e sustentabilidade. Estamos em uma era de inovação e evolução e mais essa implementação representa uma passo muito importante para uma Câmara como a nossa, de Valparaíso de Goiás”, destacou o presidente.

De acordo com David Vieira, CEO da Empresa Câmara Virtual, encontrar o documento antigo com agilidade agora será possível graças ao entendimento da Câmara de Valparaíso de Goiás de que o futuro é agora. “Os documentos, antes anexados em armários, hoje passam a constar virtualmente. Isso representa o fim de horas maçantes de buscas aos documentos em arquivos físicos, e por vezes frustradas. Representa, acima de tudo, a segurança ao processo e ao documento público”, completou.

A Câmara de Valparaíso de Goiás é a pioneira no Estado a implantar a Câmara Virtual.  Desde a implementação do App no Município, 15 mil downloads da plataforma já foram feitos, chegando à marca de 30 mil usuários com acesso por meio de computadores, e smartphones (Android/iOS).

David Vieira, CEO da Empresa Câmara Virtual, durante o lançamento do GED

Câmara de Valparaíso e sustentabilidade

Com a operação do App Câmara Virtual desde agosto de 2021, a Câmara de Valparaíso economizou cerca de 150 mil folhas e insumos.

Em 2023, a Câmara Virtual entregará à Câmara de Valparaíso uma árvore para reflorestamento para cada resma de papel reciclado. “Na intenção de continuar incentivando essa economia tanto da sustentabilidade e preservação faremos a entrega de uma árvore para cada resma de papel economizada”, finalizou David.