POSTADO EM 14 mar 2022 · Notícias

Câmara de Valparaíso de Goiás passa a protocolar virtualmente 100% dos processos legislativos

A virtualização dos processos legislativos da Câmara de Valparaíso de Goiás já é realidade desde agosto de 2021, porém, no ano de 2022, a Casa do Povo dá mais um passo rumo à virtualização de 100% das demandas, com a implementação da fase de protocolo.

A fase consiste no protocolo de todas as matérias pelo meio virtual. A partir de agora, Projetos de Lei, indicações e requerimentos devem ser lançados na plataforma Câmara Virtual, o que permite mais agilidade e otimização das demandas, bem como o acompanhamento pelos parlamentares, gabinete e pela própria população, do andamento das proposituras, uma vez que é possível identificar o tempo da tramitação total em cada setor ou comissão, assim como a ocorrência de atrasados em cada divisão.

Na manhã desta segunda-feira, 14 de março, os servidores receberam o treinamento geral da plataforma de protocolo e, até o fim do mês corrente, os gabinetes serão treinados individualmente para familiaridade com a ferramenta.

Segundo Daniela Francy, que faz parte da equipe de treinamento da Câmara Virtual, a ferramenta traz maior transparência para as atividades da Câmara de Valparaíso de Goiás, com a possibilidade do registro de matérias por áreas, com emenda e descrição e o acesso facilitado às matérias, após a leitura em sessão.

O processo de virtualização é adaptado ao Regimento Interno da Casa,  validado pelos servidores da Secretaria Legislativa e em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Meio Ambiente

A Casa Legislativa também faz sua parte na proteção do meio ambiente, pois a utilização de papel será reduzida, contribuindo também com economia de recursos.

A fase de virtualização de 100% das demandas será gradativa, entrando agora em um período híbrido, cabendo ao parlamentar e seu gabinete a impressão ou não das suas proposituras.

“A previsão é que em agosto o papel não seja mais usado, por isso estamos pegando firme com o treinamento dos nossos servidores”, completou a secretária geral da Câmara, Alana Mesquita.

A Câmara de Valparaíso de Goiás é a pioneira no Estado de Goiás a implantar a Câmara Virtual.