POSTADO EM 31 maio 2022 · Notícias

Câmara realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia do Gari e da Margarida

A Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás realizou na noite desta terça-feira, 31 de março, uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Gari e da Margarida.

Solicitada pela vereadora professora Elenir, a solenidade agraciou 26 profissionais que trabalham com a limpeza das vias públicas. “Todos os dias ao transitarmos pelas ruas e avenidas da cidade encontramos vários trabalhadores, muitas vezes pouco reconhecidos, apesar da importância do seu trabalho. Mais do que uma simples lembrança o Dia do Gari, comemorado em 16 de maio, merece todo nosso respeito. Agradecemos a todos os trabalhadores do ramo de limpeza e conservação. O seu esforço e dedicação é essencial para a vida de todos nós. Parabéns!”, destacou a vereadora Professora Elenir.

Segundo o presidente da Casa de Leis, Placido Cunha, o Gari merece tanto respeito na sociedade, quanto qualquer outro profissional. “Segundo dados do IBGE, nós, brasileiros, produzimos aproximadamente 230 MIL TONELADAS de lixo POR DIA, é um número alarmante que nos leva a entender o quanto precisamos do trabalho dos Garis, ainda mais quando constatamos que uma parcela do que é produzido acaba indo para as vias públicas, por falta de zelo de alguns indivíduos com a nossa cidade! Uma cidade limpa depende de todos nós! É muito importante que você cidadão se conscientize e colabore com os garis, com a administração pública também”, pontuou Cunha.

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Já o termo Margarida surgiu no início dos anos 70, na cidade de São Paulo, na época havia pouca mão-de-obra masculina para a varrição e limpeza das vias da cidade, foi quando as mulheres começaram a ser requisitadas para este serviço. E então, houve a preocupação em encontrar um nome popular que servisse de alternativa aos já tradicionais: varredora e gari. A cor branca é sinônimo de limpeza, e a flor representa a feminilidade, então Margarida foi considerado o nome mais adequado para as mulheres que prestavam estes serviços. Além de, é claro, possuir a palavra “gari” inclusa no nome.

Confira a lista dos homenageados:

Cláudia Aguiar

Francisca Fontenele Pereira