ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 29 fev 2024 · Notícias

Incentivo ao Cuidado e Promoção da Saúde Mental de mulheres gestantes é o tema de PL apresentado durante a última sessão do mês de fevereiro 

Finalizando os compromissos legislativos do mês de fevereiro, os parlamentares se reuniram para apresentar, discutir e aprovar projetos que atendem algumas das principais demandas do Município de Valparaíso de Goiás. 

Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, o vereador Edson Nunes apresentou o PL nº 558, que cria o Programa “Colo para Mãe” dedicado a ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental de mulheres gestantes, parturientes e puérperas. 

Segundo o texto da matéria, as ações poderão ser executadas através de palestras, reuniões, oficinas, cursos, distribuição de material informativo, sempre priorizando a conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna. Além disso, os hospitais e maternidades do Município devem estabelecer políticas de capacitação continuada para o atendimento humanizado.

O PL está em tramitação e aguarda ser aprovado. 

Projetos de Lei apresentados 

Além do PL n º 558, o vereador Edson Nunes também apresentou o PL nº 559, para nomear como Ivan Kleber de Castro a praça, localizada no Bairro Jardim Céu Azul, Nova Vila Guaíra. 

A vereadora Cláudia Aguiar também apresentou um projeto, dessa vez, focando na acessibilidade. Caso seja aprovado, o PL nº 560 assegura o direito do fornecimento às pessoas com deficiência visual residentes no município de Valparaíso de Goiás a receberem demonstrativos de consumo de energia elétrica confeccionados em braille.

Ambos os projetos estão em tramitação e aguardam votação. 

Projetos Aprovados 

Durante a sessão, dois projetos foram aprovados pelos parlamentares. São eles: PL nº 462, de autoria do vereador Jorge Recife, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Dia dos Clubes de Motociclistas e o Projeto de Resolução nº 16, requerido pela vereadora Professora Elenir, que dispõe sobre a criação da galeria de vereadores com três mandatos ou mais da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás.

Indicações

Vereadora Professora Elenir – manutenção do muro da Escola Municipal Leolino de Jesus Soares e ronda em frente as Escolas Municipais: Rui Barbosa, Mundo Mágico e do Colégio Estadual Jardim Oriente – CEJO. Além disso, também foi solicitada a tampa no bueiro, que está localizado, na Rua Botocudos, quadra 29, Chácara 03, em frente ao Condomínio Verdes Mares – Anhanguera B, neste Município.

Vereador Zequinha – Serviço de recapeamento em todo parque São Bernardo, Cruzeiro do Sul e Céu Azul, além da solicitação de construção de creche e serviços de roçagem, limpeza e retirada de entulho imediato no Parque São Bernardo. Foi solicitado pelo vereador a construção de campo de futebol sintético no Parque Marajó e também a construção de boca de lobo em todo Parque São Bernardo, Cruzeiro do Sul e 3º etapa Jardim Céu Azul.

Vereador Walison Lacerda – Solicitação de rampa de acessibilidade para cadeirantes na faixa de pedestres em frente ao Hospital Nossa Senhora Aparecida e serviço de recapeamento da Rua Gleba C, Chácaras Anhanguera.

Vereador Zé Antônio – Serviço de pavimentação asfáltica na Qd 41, lote 05, 3ª etapa do bairro Jardim Céu Azul. 

Moção de aplausos 

Como tradição, a última sessão do mês de fevereiro teve a honra de reconhecer e homenagear os profissionais que desempenham papéis fundamentais no progresso e bem-estar coletivo. A entrega da Moção de Aplausos destacou os dedicados profissionais das áreas de educação, direito, serviço público e segurança pública. 

Esses indivíduos exemplares, com seu comprometimento e dedicação, contribuem significativamente para a construção de uma sociedade mais justa, segura e educada. Este gesto de reconhecimento não apenas celebra suas realizações notáveis, mas também reforça o valor inestimável que representam para o desenvolvimento sustentável de nossa comunidade.

Clique AQUI e confira a sessão na íntegra! 

Câmara de Valparaíso de Goiás

Mais Conectada com Você

Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás

Texto: Victória Rocha 

Foto: Peter Neylon