POSTADO EM 08 fev 2022 · Notícias

Parlamentares e Executivo Municipal participam de reunião sobre Censo Demográfico 2022

Na manhã desta terça-feira, 08 de fevereiro, reuniram-se na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, vereadores, equipe do Executivo Municipal e coordenadores censitários do Instituto Brasileiro  de Geografia e Estatística – IBGE, o principal provedor de informações geográficas e estatísticas do Brasil, para tratar do Censo Demográfico 2022, que será realizado de agosto a outubro do presente ano.

Esta é uma das principais pesquisas feitas pelo IBGE realizada a cada 10 anos, para contar a população e obter informações sobre as principais características dos habitantes e de seus domicílios. Estes dados podem ser utilizados para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. E também, como auxílio para a tomada de decisões na área de investimentos.

O município de Valparaíso de Goiás contará com dois postos de coleta que dará suporte à operação censitária. Nele, reúne-se a equipe encarregada do gerenciamento e da coleta de dados. A equipe no município será composta por 143 recenseadores, além de 19 supervisores.

No Censo 2022, o IBGE visitará cerca de 70 milhões de domicílios brasileiros para conhecer a situação de vida da população em cada um dos 5.568 municípios e Distrito Federal. A coleta de abrangência nacional deveria ter ocorrido em 2020, porém, foi adiada por conta da pandemia de COVID-19.

O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões. A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

“Temos um gigantesco trabalho pela frente e contamos com todo o apoio da Câmara e da Prefeitura para o sucesso da pesquisa”, destacou o coordenador Censitário de Área, Everton Toledo.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, Placido Cunha; o prefeito Pábio Mossoró; os vereadores Jorge Recife, Flávio Lopes, Alceu Gomes e Paulo Brito; os secretários municipais: Antônio Reis (Desenvolvimento Econômico) e Roberto Martins (Governo); a secretária geral da Câmara, Alana Mesquita; a equipe responsável pela coordenação do Censo no Entorno Sul: Everton Toledo (coordenador censitário de área), Raysa Soares (coordenadora de subárea – Valparaíso), Brener de Jesus (coordenador de subárea – Luziânia), Alberto Ribeiro coordenador  de subárea – Cidade Ocidental e Laura Rodrigues (coordenadora de subárea Novo Gama).

Com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE