POSTADO EM 13 set 2021 · Notícia

Parlamentares prestigiam entrega de computadores e moradias pelo Governo do Estado

Nesta segunda-feira (13/09), o Governo do Estado de Goiás realizou a entrega de 474 moradias para as famílias do município, construídas por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), em parceria com o governo federal.

Os apartamentos estão distribuídos em quatro residenciais. Para a construção das unidades, houve contrapartida estadual de R$ 15 mil por unidade habitacional para as famílias habilitadas no programa do Governo de Goiás de moradia, com renda de até três salários mínimos. O valor ajuda a viabilizar o financiamento do imóvel pelos beneficiários junto à Caixa Econômica Federal (CEF), de forma que cobre ou reduz o valor da entrada, assim como abaixa a quantia que deverá ser paga nas prestações.

O financiamento é feito em até 360 meses, com valor médio da parcela de R$ 480. Cada moradia do residencial conta com 44,77 m² na unidade padrão e 47 m² no apartamento térreo. Os empreendimentos possuem vaga de garagem, acesso social com guarita e playground.

“Se não fosse a contrapartida do Governo de Goiás, dificilmente, a pessoa que está adquirindo a casa teria como adquiri-la. Isso inviabiliza a condição de pagar as parcelas e, como tal, não teria direito à casa própria”, ressaltou Caiado. Para ele, a entrega das moradias reverte a tributação estadual para o cidadão e promove justiça social. “São R$ 7,1 milhões que o Estado arrecadou em forma de imposto, que nós estamos transferindo para todas as famílias que são proprietárias aqui”, frisou.

Durante a cerimônia, o Governador Ronaldo Caiado distribuiu também chromebooks para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual de Valparaíso de Goiás, que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Logo após receber o chromebook das mãos do governador Ronaldo Caiado, Luiz Henrique Avelino, aluno do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Marajó, comentou que ficou muito feliz em saber que, a partir de agora, poderá contar com o computador para estudar.

Luiz tem 18 anos e está se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em busca de uma vaga no curso de Medicina. “Como a minha escola é de tempo integral, vou poder usar esse equipamento durante as aulas para pesquisas e estudos. Assim, vou poder me preparar muito mais para realizar o meu grande sonho”.

Os parlamentares acompanharam a ação e compartilharam da alegria em prestigiar mais benefícios chegando ao município, tanto na área de habitação social, quanto educação e tecnologia, fruto de suas indicações e do trabalho do Estado em favor do crescimento do município goiano. “A parceria entre Governo do Estado e Governo Municipal só traz benefícios aos nossos cidadãos. Estamos acompanhando de perto os investimentos chegando em nossa cidade, nas áreas de habitação, educação, tecnologia e saúde, recursos vistos como prioritários por nosso governador Ronaldo Caiado, diante do momento de pandemia que estamos vivendo”, pontuou o presidente da Câmara de Valparaíso de Goiás, Placido Cunha.

Ronaldo Caiado lembrou que, de 2019 até agora, o Governo de Goiás alcançou a marca histórica de R$ 1,7 bilhão de investimentos na área educacional. Os recursos, segundo ele, foram destinados à reforma e ampliação das 1.049 escolas nos 246 municípios, na implantação de laboratórios de Física, Química, Biologia, informática e Robótica, na melhoria da alimentação escolar, em inovações tecnológicas e ainda na aquisição de uniformes, tênis, mochilas, kits de material escolar, entre outros.

“Tudo que temos feito tem como objetivo manter nosso Estado na vanguarda do ensino público do país. Estamos trabalhando para criar um padrão de excelência na educação, de forma que nossas escolas sejam reconhecidamente melhores do que as instituições de ensino da rede privada”, afirmou.

A cerimônia em Valparaíso de Goiás contou com as presenças do Presidente da Câmara Placido Cunha, vereadores Alceu Gomes, Tião da Padaria, Jabá, Portela, Zequinha, das vereadoras Maria do Monte e Professora Elenir; deputado federal Adriano do Baldy; deputado estadual Wildes Cambão; vice-governador Lincoln Tejota; prefeito do município, Pábio Mossoró; deputado distrital Eduardo Pedrosa; presidente interino da Agehab, Luiz Sampaio; secretário estadual de Comunicação, Tony Carlo; além dos prefeitos de Novo Gama, Carlos Alves dos Santos; da Cidade Ocidental, Fábio Correa, de Planaltina de Goiás, Cristiomário de Sousa Medeiros, além de outras autoridades políticas da região.

Informações: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás