POSTADO EM 19 abr 2023 · Notícias

Paz na Escola: Ações de prevenção e combate à violência nas escolas são apresentadas na Câmara de Valparaíso de Goiás

Durante a Sessão desta quarta-feira, 19 de abril, a secretária municipal de Educação, Rudilene Nobre, representando o Comitê de crise de violência nas escolas, composto por órgãos de segurança pública e rede de ensino da cidade, esteve presente para comunicar à comunidade sobre ações de prevenção e combate à violência.

As ações preventivas ocorrem em todas as esferas da rede de ensino: estadual, municipal e rede privada, com palestras e treinamento importantes para a proteção da comunidade escolar.

Em Valparaíso de Goiás, só nas 56 instituições de ensino públicas, são mais de 27 mil alunos matriculados e mais de dois mil servidores.

“O poder público tem que tornar público as ações que estão sendo tomadas nas escolas, dando resposta de que nós não estamos alheios à situação. Quando ocorreram ameaças em duas escolas municipais, imediatamente criamos um comitê de crise, instituído através de portaria. Colocamos todos os poderes públicos dentro do comitê e estamos tratando esse tema desde quando começou. Existem ações que não podem ser divulgadas, porque são requisitos da polícia, mas todo o tipo de ameaça que nos levaram a tomar atitudes, nos tomamos”, pontuou Rudilene Nobre.

A secretária aproveitou o momento para reforçar o papel conjunto dos pais para prevenção à violência no que diz respeito ao acesso indiscriminado e excessivo de crianças e adolescentes aos conteúdos disponíveis na web e a ausência de supervisão dos pais no “mundo digital”, pode gerar efeitos nocivos aos filhos em virtude das muitas situações de vulnerabilidade e risco a que estes estão expostos “Precisamos da comunidade e famílias juntamente conosco. Devemos observar o combate à violência quando o pai olha a mochila do filho, quando sabe qual site o filho está acessando, quando não abandona o filho para o mundo digital”, pontuou.

Projeto de Lei

Projeto de Lei de autoria do vereador Alceu Gomes – inclui no calendário municipal a corrida do 2º Batalhão de Choque (BPM Choque), que deverá ocorrer anualmente no mês de junho.

O objetivo essencial do Projeto elaborado pela Corporação é levantar recursos para reformas necessárias ao batalhão e a viabilização de atividades direcionadas às crianças e adolescentes do município, que devem ser instrumento de resgate e redução da criminalidade.

As ações previstas pelo Batalhão envolvem natação, defesa pessoal e artes marciais, futebol e esportes verticais. divulgou o evento organizado pela corporação. No ano de 2023, a segunda corrida ocorrerá no dia 01 de julho, com um dia inteiro de festividades na sede deste Batalhão com as atividades para toda a família: brinquedoteca, aulas coletivas, rapel, escalada, tirolesa, área de alimentação (foodtrucks), tiro esportivo (airsoft), dentre outros.

Vereador Fábio Moraes:

Reforma do Estratégia Saúde da Família do bairro Araruama.

Vereador Edson Nunes:

Serviço de tapa-buraco em rua do bairro Marajó.

Vereadora Professora Elenir:

Serviço de tapa-buraco em ruas do bairro Anhanguera B;

Limpeza e roçagem em ruas do bairro Anhanguera C.

Vereadora Maria do Monte:

Cumprimento da Lei que autoriza o Poder Executivo a criar a Casa do Artesão.

Vereador Walison Lacerda:

Revitalização das placas de identificação dos bairros.

Vereador Jabá:

Serviço de limpeza e roçagem em torno da linha do trem no bairro Esplanada V.

Ordem do dia

• Primeira discussão e votação do Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a definir diretrizes para o incentivo ao uso da Terapia Assistida por Animais como tratamento terapêutico complementar no âmbito de Valparaíso Goiás.

Autoria vereadora Cláudia Aguiar

• Primeiro discussões e votação do Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo, que  institui a plataforma digital gratuita para dar publicidade a vaga de bolsas de estudos.

Autoria da vereadora Cláudia Aguiar

• Primeira discussão e votação do Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a instituir o Dia Municipal de combate ao feminicídio.

Autoria da vereadora Cláudia Aguiar

• Primeira discussão e votação do Projeto de Lei que acrescenta dispositivo da lei ordinária de número 1.481,  de 13 de maio de 2021 que autoriza o Poder Executivo a criar a Casa dos Conselhos do município de Valparaíso Goiás.

Autoria da vereadora Cláudia Aguiar

Veja todas as fotos AQUI.

Foto: Cleben Lopes