POSTADO EM 31 jan 2022 · Administração

Retorno às atividades: Inteligência Emocional é tema de palestra direcionada aos servidores

Na manhã desta segunda-feira, 31 de janeiro, a Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás realizou um momento de boas-vindas direcionado aos servidores e colaboradores da Casa.

Com vistas aos trabalhos parlamentares, que terão início na próxima quarta-feira (02), com apresentação da Mesa Diretora e retorno às sessões ordinárias, os servidores foram recebidos com um café da manhã e participaram de uma palestra sobre Inteligência Emocional com dinâmicas de grupo.

Segundo o coach motivacional Fillype Setubal, é importante que os colaboradores tenham plena consciência de suas emoções para desenvolvimento de uma comunicação clara e efetiva no ambiente de trabalho.É um exercício de autoconsciência saber lidar com os sentimentos, controlar o estresse e a ansiedade na rotina de trabalho. Não é tão complicado aplicar a inteligência emocional nessa rotina, desde que você esteja comprometido com essa missão. Como a parábola do semeador, a semente era a mesma, porém, o que diferenciava era o solo, se a pessoa está aberta ou não para receber e fazer a mudança necessária”, pontuou.

Benefícios da Inteligência Emocional:

Melhora nos relacionamentos e clima interno

Colaboradores com inteligência emocional bem desenvolvida conseguem lidar melhor com os inevitáveis conflitos que surgem em qualquer relação humana, evitando que essas divergências se tornem problemas maiores para a equipe.

Uma relação mais saudável entre os funcionários contribui para um clima interno melhor, que influencia indiretamente a produção e qualidade do trabalho de todos. Além disso, a inteligência emocional também ajuda a fortalecer o relacionamento com públicos importantes para a organização.

Redução do estresse

A melhora nos relacionamentos e clima interno ajuda a reduzir o estresse de todos os profissionais, pois os conflitos conseguem ser resolvidos com maior facilidade e eficiência, sem gerarem uma bola de neve de problemas.

Além disso, uma pessoa com inteligência emocional bem desenvolvida tem a capacidade de gerenciar melhor seus sentimentos, sabendo lidar com as pressões e dificuldades do dia a dia. Tudo isso ajuda a mitigar os efeitos do estresse em seu humor e trabalho.

Melhora na produtividade

Quem sabe lidar melhor com os conflitos na equipe, sentimentos internos e pressões do cotidiano pode ser mais produtivo. Em vez de se estressar com brigas, ser influenciado negativamente pelo estresse e cobranças ou deixar que problemas pessoais interfiram, o colaborador consegue se concentrar verdadeiramente em seu trabalho e, assim, não diminuir sua produção e qualidade no serviço.

Melhora nas decisões

Ter melhor consciência sobre seus sentimentos e os das pessoas ao seu redor é uma forma de conseguir manter a serenidade mesmo diante das situações mais complexas e exigentes. Isso ajuda o profissional a tomar melhores decisões, sem deixar as emoções atrapalharem seu pensamento crítico.

Melhores líderes

Essa competência é fundamental para quem está ocupando cargo de liderança, pois é impossível ser um bom líder sem saber lidar com suas próprias emoções e com o relacionamento com seus colegas. Somando essas qualidades e a melhora nas decisões, é fácil entender como a inteligência emocional é importante para os gestores.

Além disso, líderes melhores ajudam a extrair o melhor de cada colaborador.

Com informações do blog Inteligência Emocional