POSTADO EM 28 set 2022 · Notícias

Semana de Conscientização sobre Síndrome Burnout e sobre Epilepsia são Projetos aprovados nesta quarta-feira (28)

A Câmara de Valparaíso de Goiás aprovou  nesta quarta-feira, 28 de setembro, dois novos Projetos de Leis que instituem no calendário de Valparaíso as Semanas de Conscientização sobre a Síndrome Burnout e Epilepsia.

Os dois Projetos são de autoria da vereadora Professora Elenir.  O primeiro trata da  Síndrome de Burnout, que é resultante de uma forte tensão emocional oriunda de esgotamento físico e psicológico, capaz de gerar atitudes de insensibilidade em relação a outras pessoas e sentimentos inadequados quanto às tarefas a serem realizadas.

Ainda de acordo com o texto da matéria, a semana será dedicada à realização de ações de prevenção e diagnóstico precoce da doença, bem como à promoção da saúde do trabalhador e à orientação sobre o acesso à atenção integral à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A pessoa diagnosticada com a síndrome de burnout emite sinais como ceticismo, insensibilidade, despreocupação, desconforto, ansiedade, sentimento de divisão entre o que pode fazer e o que efetivamente consegue fazer a outras pessoas, episódios de insônia, fadiga, irritabilidade, inquietação, tristeza, desinteresse, apatia, angústia e, por vezes, tremores. O termo burnout é uma composição de burn (queimar) e out (fora) e, traduzido para o português, significa perda de energia ou queimar para fora.

Já o segundo Projeto, define a Semana de Conscientização sobre a Epilepsia, determinando a última semana do mês de março como a “Semana de Conscientização da Epilepsia”, a ser realizada anualmente no município.

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, quando células cerebrais se comportam de maneira excessiva que se expressa por crises epiléticas que geralmente se repetem. A causa pode ser uma lesão no cérebro, uma infecção (meningite, por exemplo), abuso de bebidas alcoólicas, de drogas ou muitas vezes a origem pode ter também relação com má formação congênita do cérebro.

As crises podem se manifestar de diferentes maneiras. As convulsivas são quando a pessoa contrai os músculos como involuntariamente. Mas podem ocorrer ausências, quando a pessoa fica com o olhar fixo, perde contato com o meio por alguns segundos ou quando a pessoa não tem controle de seus atos, fazendo movimentos automáticos, como caminhar sem direção.

No dia 26 de março é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, conhecido como “purple day”. A data busca desmistificar o preconceito e disseminar informações sobre uma das condições mais antigas que atingem o ser humano. Desta forma, unindo-se a esta data mundial, este projeto de lei tem o objetivo de propor uma semana de atividades voltadas para conscientizar e informar os cidadãos a respeito desta patologia.

Clique AQUI e confira a sessão ordinária na íntegra!

Confira AQUI a Sessão Extraordinária

Veja todas as fotos AQUI