POSTADO EM 25 nov 2022 · Notícias

Sessão é marcada por homenagens: professores da Escola de Música, deputada Lêda Borges, profissionais da Saúde e outras personalidades recebem moção

A Câmara Municipal de Valparaíso homenageou nesta sexta-feira, 25 de novembro, personalidades que fazem a diferença no município de Valparaíso de Goiás, no rol de moções, os professores da Escola de Música Adilson Menezes foram agraciados pela vereadora Professora Elenir.

“Quero externar minha admiração e respeito a esses profissionais e em agradecimento presto-lhes esta homenagem, por sempre contribuírem para um Município melhor e mais justo. Os músicos dominam a arte de trazer boas sensações, aquecer o coração e acalmar nossa mente. Parabéns pelo seu trabalho”, destacou a parlamentar.

Durante a entrega, os professores e alunos fizeram três apresentações ao público presente. A Escola funciona no prédio da Secretaria de Educação. No espaço, são oferecidas aulas gratuitas de diversos instrumentos musicais como violão, baixo, violino, canto coral, nos turnos matutino, vespertino e noturno. A inscrição é gratuita.

Já a deputada Federal eleita por Goiás, Lêda Borges, foi uma das homenageadas da vereadora Cláudia Aguiar. Durante seu discurso, a parlamentar valparaisense destacou a vida pública de Lêda, que ocupou importantes cargos na esfera municipal, estadual e, agora, federal.

“Lêda foi a primeira Secretária de Educação de Valparaíso; primeira mulher Secretária de Obras de Valparaíso; primeira mulher eleita Prefeita; primeira mulher a presidir a Agência Goiana de Desenvolvimento Regional ; foi vereadora, deputada estadual por dois mandatos e nas eleições de 2022, foi eleita deputada federal por Goiás e entrou para a história sendo a primeira mulher do Entorno eleita para o mencionado cargo e a única mulher do PSDB eleita deputada federal neste pleito”, pontuou Cláudia Aguiar.

As profissionais do Centro de Atendimento CAIS também foram homenageadas pelo vereador Flávio Lopes. “estas profissionais são responsáveis por todos os casos de tuberculose e hanseníase do Município desde os primeiros atendimentos, início do tratamento e notificações dos casos são realizados pelas profissionais e como o programa é descentralizado, o paciente pode optar por continuar o tratamento na Unidade Básica mais próxima de sua residência”, destacou o parlamentar.

Confira AQUI os nomes de todos os homenageados!

Projetos de Lei

Projeto de Lei Cláudia Aguiar – autoriza o Poder Executivo a implantar o estudo da Constituição em Miúdos nas Escolas da rede municipal.

O estudo da Constituição em Miúdos consistirá em: promover, fomentar e estimular o estudo e a compreensão da Constituição Federal, tendo como base a Constituição em Miúdos e expandir a noção cívica dos estudantes, despertando-lhes o interesse em conhecer as leis que regem nosso país, estado e município, bem como a aprendizagem sobre os instrumentos que garantem seus direitos constitucionais, assim como seus deveres para construção de uma sociedade melhor e mais justa.

Segundo texto da matéria, caberá a Secretaria Municipal de Educação, estabelecer preferencialmente a primeira semana do mês de outubro de cada ano, para apresentação de trabalhos referentes ao estudo da Constituição em Miúdos em comemoração à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, ocorrida em 5 de outubro de 1988. O Poder Executivo, caso necessário, poderá firmar convênio para impressão de exemplares da Constituição em Miúdos.

Projeto de Lei Professora Elenir – Institui no calendário municipal a Semana do dia 20 de agosto,  com um Programa de esclarecimentos e prevenção sobre a esclerose múltipla, doença neurológica que mais afeta jovens adultos no mundo, sendo na sua maioria mulheres.

A data foi resultado do esforço da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) para dar mais visibilidade à doença e seus impactos na vida das pessoas. Por isso, o Agosto Laranja é considerado o mês de conscientizar os brasileiros sobre essa doença e a importância de sua prevenção.

Os sintomas da doença são variados e dependem da parte do sistema nervoso que foi afetada. Entre os mais comuns estão fraqueza, distúrbios de equilíbrio, entorpecimento, transtornos visuais, tremores, vertigens, sensação de rigidez dos membros, fadiga, problemas na fala, no intestino e alterações na bexiga.

Vereador Walison Lacerda:

Construção de uma creche no bairro Ipanema.

Vereador Alceu Gomes:

Construção ou locação de espaço para construção de Escola de Ensino Infantil, Fundamental I e II e EJA, no bairro Ipiranga A.

Veja todas as fotos AQUI